A preservação ambiental e a consciência de que construir implica não destruir são preocupações da Cooperativa Santa Clara. A responsabilidade com a natureza é a garantia de um futuro com melhor qualidade de vida para todos, e por isso, a Santa Clara desenvolve diversas ações ambientais.

TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS

Não somente pela necessidade de atender às normas legais, mas por entender a grande importância da preservação desse recurso fundamental para suas atividades industriais, a Santa Clara conta com 5 Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). Com a ação, evita-se a alteração das características do solo e da água, prevenindo a contaminação.

SISTEMA DE BIODIGESTORES

Alimentado pelos dejetos suínos provenientes das granjas, o sistema de biodigestores transforma a carga orgânica dos dejetos em biogás (rico em metano) e biofertilizante. O biogás é transformado em energia elétrica, que supre a demanda energética dos equipamentos de aeração das lagoas de tratamento de efluentes. Já o biofertilizante, rico em nutrientes, é direcionado para as lavouras como adubo, uma opção mais barata que os fertilizantes químicos e mais acessível aos pequenos produtores.

CENTRAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Santa Clara possui Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e aplica a coleta seletiva em todos os seus setores. Em Carlos Barbosa, possui uma Central de Triagem, otimizando a segregação e posterior destino final adequado, e atua para minimizar a geração de resíduos na realização de suas atividades, reutilizando-os quando possível, destinando-os para reciclagem ou tratamento/recuperação em empresas licenciadas junto aos órgãos ambientais e encaminhando à disposição final os rejeitos.

COLETA DE LÂMPADAS, PILHAS E BATERIAS

Não só para atender à legislação, mas atentando para a importância ambiental, os supermercados da Cooperativa Santa Clara contam com pontos de coleta de lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. Esses resíduos perigosos são destinados para descontaminação/recuperação ou aterro industrial, junto a empresas com licença ambiental, pelo próprio supermercado.

COLETA DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Preocupada com o uso responsável de agrotóxicos por seus associados, a Cooperativa Santa Clara, em seus municípios de atuação, é associada a uma combinação de destinação final de embalagens às prefeituras e à Emater, contribuindo na coleta do material através de campanhas junto aos agricultores, aplicando, assim, a logística reversa das embalagens.

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

Todas as unidades da Santa Clara possuem licenças ambientais, estando em conformidade com a legislação ambiental, que estabelece as condições para que a atividade ou o empreendimento causem o menor impacto possível ao meio ambiente. Os documentos são emitidos pelos órgãos competentes, de acordo com a atividade ou natureza do negócio.

Para mais informações sobre as ações ambientais da Santa
Clara fale com nosso Departamento de Meio Ambiente.

meioambiente@coopsantaclara.com.br