Notícias

09/12/2016

16º Encontro de Criadores de Gado de Leite com Registro reúne 110 produtores

Cerca de 110 produtores associados à Santa Clara participaram nesta sexta-feira, 09 de dezembro, do 16º Encontro de Criadores de Gado de Leite com Registro. Promovido anualmente pela Cooperativa, o evento tem por objetivo fortalecer o produtor rural, incentivar o registro de animais e atualizar informações relativas aos rebanhos.

Durante a programação, foram realizadas palestras sobre boas práticas de manejo do rebanho, cuidados com máquinas de ordenha, administração da propriedade e análise do mercado lácteo.

A abertura foi feita pelo presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, que deu as boas-vindas aos presentes, e também contou com os pronunciamentos dos diretores Alexandre Guerra e João Seibel, e do prefeito de Carlos Barbosa, Fernando Xavier da Silva.

A rodada de palestras iniciou com o médico veterinário e auditor fiscal agropecuário Alexandre Trindade Leal, que falou sobre “Boas práticas para produzir leite com qualidade”. De acordo com Leal, os parâmetros avaliados foram mudando ao longo dos anos, com objetivo de melhorar a segurança do produto que chega ao consumidor. Segundo o médico veterinário, o produtor deve atentar itens como saúde animal, higiene, nutrição, bem-estar e meio ambiente para evitar perigos químicos, físicos e biológicos na matéria-prima.

Rafael Ortega, gerente técnico do HIPRA Saúde Animal para Argentina, Brasil e Uruguai, falou sobre a “Influência da máquina de ordenha na saúde do úbere”. Ortega destacou que é necessário adaptar os equipamentos aos animais e não o contrário. Segundo ele, cada propriedade possui características próprias, o que faz com que necessite de diferentes instalações e parâmetros na hora do manejo. Para ele, o grande objetivo das máquinas de ordenha é coletar a maior quantidade de leite, no menor tempo possível, evitando o dano aos tetos dos animais. 

Logo após, o assistente técnico da DSM Produtos Nutricionais, Francisco Van Riel, falou sobre administração da propriedade com a palestra “Pecuária Leiteira: Utilizando os números e indicadores para administrar”. De acordo com ele, a chave da gestão é a informação obtida através da coleta de dados zootécnicos e econômicos que facilitam o planejamento anual. “Muitos produtores possuem os dados, mas não os analisam, controlam ou fazem uso dos indicadores para planejar a viabilidade e longevidade do negócio, a sucessão familiar, o uso da mão de obra e o retorno econômico”, explicou.  

Na última palestra do dia, o engenheiro agrônomo e sócio da Agripoint, Valter Bertini Galan, fez uma análise do mercado de lácteos e de grãos em 2016 e as expectativas para o próximo ano. Segundo Galan, o primeiro semestre do ano apresentou uma baixa oferta de matéria prima, uma maior demanda por produtos e um aumento nas importações, o que fez com que os preços ao produtor tivessem um aumento. Já no segundo semestre, o cenário se inverteu, fazendo com que os preços caíssem. A previsão é de que o preço do leite pago ao produtor se estabilize já no início de 2017, que, segundo Galan, deve ser um ano com condições de produção e de custos melhores, com menos importações e possibilidade de recuperação da demanda interna.

Ao final do encontro, o técnico em agropecuária Claudir Vibrantz, do Departamento Política Leiteira, fez um resumo do histórico de registros da Cooperativa e atualizou os dados para os produtores. 

A Santa Clara é a instituição que mais registra animais da raça holandesa no país segundo a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa. Desde 2000, quando a Cooperativa iniciou o trabalho junto a seus associados, 25.853 vacas foram registradas com o afixo C. Santa Clara, abrangendo um plantel de 343 propriedades.


Sobre a Santa Clara

Com 104 anos de história, a Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. Com sede em Carlos Barbosa e presente, através de seus 5.000 associados, em mais de 100 municípios gaúchos, atua nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 21 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de 320 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.

Últimas notícias

16/08/2017

Santa Clara apresenta novos produtos na Expoagas 2017

A Santa Clara estará presente em mais uma edição da Convenção Gaúcha de Supermercados (Expoagas 2017), com novidades em sua linha Saúde, ampliando suas linhas Zero Lactose e Redução de Sódio.

Veja mais
01/08/2017

Santa Clara lança Requeijão no sabor Cheddar e novas embalagens

O Requeijão Cheddar 200g chegou ao mercado, junto com as novas embalagens dos requeijões Santa Clara.

Veja mais