Notícias

18/05/2017

Santa Clara inicia segunda etapa do Plantando o Bem

O Plantando o Bem, do programa Compartilhar da Santa Clara, inicia uma nova etapa. A partir deste mês, as escolas localizadas nos municípios onde a Cooperativa possui filiais também serão contempladas com a iniciativa, que tem como objetivo a valorização da agricultura familiar e estimular os hábitos saudáveis na alimentação. Em Carlos Barbosa, a segunda fase que contará com três etapas (conforme as descrições abaixo) iniciou na terça-feira, 16 de maio. 

Hoje, os espaços urbanos estão cada vez menores, algumas famílias residem em apartamentos, porém isso não impede que sejam criadas hortas domésticas convencionais e não convencionais. Estas alternativas serão apresentadas em visitas realizadas às escolas. Nesta edição, o Plantando o Bem irá contemplar as turmas alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

Durante a atividade, os estudantes serão estimulados a ter uma alimentação mais saudável através de hortaliças cultivadas no espaço. Além disso, as crianças e adolescentes serão orientados sobre como realizar o plantio de alimentos e elaborar a compostagem, minhocário e as hortas.

Através da ação, as escolas que irão iniciar a primeira fase recebem a doação de um kit com ferramentas, regador, terra e mudas. Os participantes também irão receber um cronograma com instruções sobre os cuidados com a horta, como por exemplo, quando é necessário regar.

Em 2016, o Plantando o Bem realizou o plantio de hortas em 12 escolas de ensino fundamental em Carlos Barbosa, e beneficiou 911 alunos, de seis a 16 anos.

Conheça as etapas nas escolas em Carlos Barbosa:

Etapa 1
Que tal renovar a sua hortinha?:

Vamos ajudar as escolas a renovarem as hortas que foram plantadas em 2016, dando continuidade aos conceitos de conscientização e sustentabilidade do projeto.

Etapa 2
Oficina de Culinária:

As escolas participarão de uma oficina de culinária, em que os alunos vão aprender sobre os valores nutricionais dos alimentos e criar receitas saborosas com as hortaliças plantadas e colhidas nas hortas renovadas. Um lindo encarte reunirá as receitas, mostrando o resultado prático do aprendizado. No Plantando o Bem, lugar de criança também é na cozinha.

Etapa 3
Teatro:

Ao final do projeto, os alunos vão se divertir assistindo à peça “Histórias das Porteiras – Uma aventura urbana”, com personagens engraçados e muitas brincadeiras. A peça vai mostrar as soluções encontradas no campo, cultivando hortas e valores.

Sobre a Santa Clara
Em 2017, a Santa Clara completa seus 105 anos de história, o que a faz a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente através de seus 5.000 associados, em mais de 100 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial, Farmácia e 21 unidades de varejo, entre supermercados e mercados agropecuários, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um mix de 320 produtos, entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.


Últimas notícias

22/05/2017

A Fazendinha Santa Clara agora é aplicativo

A Fazendinha Santa Clara agora está ao alcance das mãos. Para jogar, basta baixar gratuitamente o aplicativo no celular ou tablet, disponível nas lojas App Store e Google Play.

Veja mais
26/04/2017

Santa Clara recebe prêmio de Melhor Anunciante no Ranking Agas

A Cooperativa Santa Clara foi agraciada com o prêmio Anunciante da Revista Agas, no Ranking Agas 2016, realizado pela Associação Gaúcha de Supermercados na noite de terça-feira, 25.

Veja mais