A Santa Clara é a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil e é também a primeira a conquistar a certificação ISO no Rio Grande do Sul, industrializando 750 mil litros de leite por dia, que resultam em uma linha de mais de 140 produtos, entre leite, queijos, bebidas lácteas, Temper Cheese, requeijão e outros derivados.

Da matéria-prima até o produto finalizado, são realizadas mais de 7.200 análises diárias nos laboratórios da Cooperativa, para garantir que o produto que chega até a casa do consumidor é de qualidade.

Veterinários, agrônomos, técnicos agrícolas e inseminadores são os profissionais que compõem o Departamento de Política Leiteira da Santa Clara.

Eles prestam assistência técnica aos produtores em todas as unidades da Cooperativa, garantindo informação e segurança aos produtores por meio de cursos profissionalizantes e de gerenciamento de propriedade, e também controlam a qualidade do leite. O DPL também é responsável pela promoção de feiras agropecuárias e encontro de produtores.

Construído em 1982 para diversificar as atividades da Cooperativa, o Frigorífico Santa Clara fica localizado em Santa Clara, próximo à indústria de laticínios.

Esta unidade possui amplas e diversas instalações, dinamizando o abate de 90 mil cabeças de suínos por ano, com rebanho de alto padrão genético, colocando no mercado 7,6 mil toneladas de carnes e embutidos.

A Santa Clara conta com sete unidades de produção de leitões (UPLs) em Carlos Barbosa e Selbach e cinco no Alto Uruguai, que juntas produzem 200 mil suínos/ano. A linhagem genética superior dos animais permite melhor qualidade de carne magra na indústria para a produção de embutidos e cortes especiais, com excelente qualidade.

A fábrica de rações produz 30 tipos de rações processadas, num volume que alcança as 30 mil toneladas anuais e garante matérias-primas selecionadas para alimentar os rebanhos bovino leiteiro e suíno de granja própria.

A Cozinha Industrial da Santa Clara produz diariamente mais de 4 mil refeições balanceadas e saudáveis, servidas a empresas da Serra Gaúcha.

Para escoar sua produção e estar mais próxima das lojas de preferência de seus consumidores, a Santa Clara conta com seis Centros de Distribuição na região Sul do Brasil.

Conheça nossos Centros de Distribuição

Para servir os consumidores da região serrana, foram construídos os Supermercados Santa Clara. A matriz fica localizada em Carlos Barbosa, contando com lancheria, farmácia e floricultura.

A Cooperativa possui outras nove unidades em municípios onde conta com associados.

O Mercado Agropecuário, também com sede em Carlos Barbosa, atende 10 municípios e comercializa toda a linha de produtos agrícolas, máquinas agrícolas, implementos, material de construção e eletrodomésticos.

Onde estamos