O futuro da cadeia leiteira foi um dos temas do 6º Encontro de Jovens da Cooperativa Santa Clara

28.10.2024

Notícias

O futuro da cadeia leiteira depende das novas gerações e do incentivo à sucessão familiar. Por esse motivo, a Cooperativa Santa Clara realizou no último sábado (26), na ASCLA, o 6º Encontro de Jovens. O tradicional evento reuniu mais de 300 pessoas em Carlos Barbosa. A programação incluiu palestras com especialistas da área, troca de experiências, e, neste ano, pela primeira vez, uma feira tecnológica com demonstrações e interações com expositores.  

Com abordagens voltadas para o futuro do setor leiteiro, gestão da atividade, e novas tecnologias, o evento tem grande importância para a Cooperativa e tem como missão motivar os jovens a permanecerem na propriedade rural. 

“Nosso papel é incentivar os jovens a perceberem a importância desse trabalho. Hoje, na Cooperativa, temos famílias que cuidam da propriedade há três, quatro gerações. Começou com o avô, passou para o pai e agora o filho continua. Queremos mostrar que é rentável, exige, sim, muita dedicação e amor, mas vale a pena. Por isso realizamos esse evento: para envolver esses jovens, sanar as dúvidas e discutir as mudanças e possibilidades na pecuária leiteira,” comenta o presidente da Cooperativa Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums.   

Participando pela primeira vez do 6º Encontro de Jovens, Alessandra Raquel Bastitella, de 19 anos, da região de Tapera, expressou sua opinião sobre a iniciativa: “Acho fundamental essa proposta, porque levanta temas como a sucessão familiar, oferece dicas sobre gestão da propriedade e melhorias que podem ser implementadas para aumentar a produção nas propriedades leiteira” relatou.  

O evento iniciou às 09h30 com a apresentação do diretor administrativo e financeiro Alexandre Guerra. Em seguida, houve palestras com Alexandre Pedroso, especialista em nutrição e bem-estar de rebanhos leiteiros. Odriom Escobar, diretor da Odriom Nutricion e Consultoria de Los Angeles, Bruno Quadros, agrônomo e proprietário da SIA Brasil, consultoria e soluções no agronegócio, e Gisele Loeblein, colunista do Campo e Lavoura do Jornal Zero Hora.

Sobre a Santa Clara:    

A Santa Clara faz história há 112 anos, o que a torna a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente através de seus quase 5 mil associados, em 146 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial e 31 unidades de varejo, entre supermercados, mercados agropecuários e farmácia, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um catálogo diverso anunciando 47 tipos de queijos em 106 apresentações. No total, são 379 produtos entre Laticínios, Frigorífico, Doces e iogurtes.