10ª Expoclara encerra com sucesso de público e negócios realizados

26.04.2015

Notícias

Com um público superior a 30 mil pessoas e mais de R$ 600 mil movimentados entre compra e venda de animais, máquinas, produtos e equipamentos agrícolas, a 10ª Expoclara encerrou ontem após quatro dias de feira, no Parque da Fenachamp, em Garibaldi. 

No domingo, último dia do evento, a grande atração foi o cantor Almir Sater, que tocou sucessos como Chalana e Tocando em Frente, fortemente aplaudido pelo público. Antes do show, os visitantes puderam acompanhar uma novidade na Expoclara, o Desfile das Campeãs, quando foram apresentadas as Fêmeas Jovens e Grandes Campeãs e suas reservadas eleitas nos dias anteriores pelo juiz alemão Guido Simon.

A Expoclara 2015 contou com 190 animais de alta genética das raças Jersey e Holandês expostos, 40 produtores participantes e 80 expositores de máquinas e implementos agrícolas, além de diversas atrações culturais e apresentações artísticas.


Exposição de animais

No julgamento da raça Jersey, realizado na sexta-feira, foi destaque o produtor Paulo Ricardo Zanette, de Cotiporã, que conquistou a grande campeã com a vaca C. Santa Clara PZ 3407 Region e a terceira melhor vaca da raça, C. Santa Clara JB 3177 Joia Iatola. A reservada de grande campeã foi do produtor Rodrigo Brandelli Shaan, de Garibaldi, a vaca C. Santa Clara VJB 3482 Natali Legal.

No sábado, o grande campeonato da raça Holandesa sagrou a vaca C. Santa Clara Osmar Herpich 15123 Spirte, da Granja Tang, de Farroupilha, como grande campeã. Foi da Granja Tang também a reservada da raça, a vaca Tang Raquel II Gibson Roy 8020. O título de terceira melhor vaca holandesa ficou com C. Santa Clara Irmãos Basso 16112 Goldwyn II, dos produtores da Granja União, Inácio Thums e Marcos Sganderla, de Carlos Barbosa.

Na segunda edição do concurso Jovem Puxador, que contou com a participação de crianças filhas, netas ou sobrinhas de associados e funcionários da Cooperativa, as premiadas foram Giovana e Larissa Tang.


Expoclara Cultural

Dentro do tema Sustentabilidade, que norteou a Expoclara Cultural deste ano, foram desenvolvidas diversas ações durante a feira. A intervenção sustentável, quando foram distribuídas mudas de plantas, conscientizou o público da feira sobre respeito ao meio ambiente.

Uma das principais ações da Expoclara Cultural foi a apresentação teatral A Menina e a Cidade, que reuniu cerca de 5 mil pessoas entre estudantes de Carlos Barbosa, Garibaldi e visitantes da feira.

A peça retrata uma menina que decide fugir de uma grande cidade em busca de um lugar melhor para viver. Nesse percurso, ela se aventura por caminhos misteriosos e chega a uma região mágica, onde ela conhece a diversidade e qualidade de vida. De volta a seu antigo lar, a menina quer transformá-lo em um ambiente agradável, abundante e sustentável.

As crianças ganharam Choco Clara e um lápis-semente, que após ser utilizado pode ser plantado e transformar-se em um pé de rúcula ou uma árvore de Figueira Branca. Complementando os ensinamentos da peça teatral, os professores receberam uma cartilha com materiais de apoio sobre sustentabilidade para utilizar em sala de aula, além de jogos pedagógicos "Cidades Sustentáveis", que dá dicas de sustentabilidade de forma lúdica.

O Projeto Expoclara Cultural é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Pró-Cultura RS, com Produção Cultural da Steffen Projetos e Eventos e patrocinado pela Cooperativa Santa Clara.


Certificação CarbonOff

A partir do encerramento da feira, inicia o processo de compensação das emissões de gases de efeito estufa gerados durante o evento, dentro do programa CarbonOff, certificação inédita de eventos deste gênero no Estado.

A certificação é realizada pela Innato Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica, empresa de Canela (RS) especializada em serviços na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial.