Mudança na pastagem provoca aroma diferente no leite pasteurizado

11.05.2012

Notícias

Nesta semana, recebemos alguns registros de consumidores que constataram alteração no sabor e aroma dos leites pasteurizados Santa Clara. A partir destes registros, investigamos, através de testes laboratoriais e revisão de todos os processos industriais, o motivo deste tipo de alteração. Depois destes estudos, foi constatado que esta variação acontece devido ao período de troca de pastagens no campo. Isto não implica em qualquer risco à saúde do consumidor, visto que a variação não reflete na composição do leite. Este leite é apto ao consumo e mantém todos os atributos nutricionais característicos.

Os rebanhos estavam sendo alimentados com silagens, feno e pasto em final de ciclo e, ao passarem a ser alimentados com aveia, uma pastagem nova, com características nutricionais distintas, foi ocasionado o novo aroma ao leite. Este momento de troca de pastagens acontece todos os anos, no entanto, em virtude de características climáticas, como a estiagem prolongada, a alteração de sabor do leite foi mais intensa. O animal, no entanto, passa por uma adaptação fisiológica a esta nova alimentação, um processo natural que em poucos dias devolve o aroma natural ao leite.

Quando a Cooperativa Santa Clara percebeu este sabor diferenciado, tomou a iniciativa de recolher todo o lote deste leite. Esta medida foi tomada apenas por precaução, para que todos os testes fossem refeitos dentro das mais rigorosas análises, preservando sempre o consumidor Santa Clara. Como o leite apresentou apenas alteração no sabor, sem qualquer variação em sua qualidade, esta alteração não foi constatada nas análises diárias que a empresa realiza; especialmente porque esta característica é destacada somente no momento da fervura do leite.

É importante destacar que a Cooperativa Santa Clara realiza mais de seis mil análises diárias, garantindo os padrões de qualidade dos alimentos produzidos. A Santa Clara foi a primeira indústria de laticínios a conquistar o Certificado ISO 9000 no Rio Grande do Sul, que valida todos os procedimentos e atesta a nossa atenção à qualidade dos alimentos produzidos.