Resíduos Sólidos coletados no Supermercado Santa Clara geram recursos financeiros para a APAE

06.06.2024

Notícias

O Supermercado Santa Clara de Carlos Barbosa passa a ser ponto de coleta de resíduos sólidos do município, através do projeto “Resíduos pela Vida” da Plastiweber, parceira da Cooperativa. Os materiais recolhidos geram um valor financeiro, revertido no final do ano para a APAE de Carlos Barbosa. A associação, que já trabalha em conjunto com a Cooperativa na ação de coleta das tampinhas plásticas, será a entidade beneficiada.  

O objetivo dessa iniciativa é proporcionar à população um local adequado para a logística reversa e descarte correto de resíduos. A comunidade entrega esses materiais previamente definidos no supermercado, a Cooperativa os armazena, e a Plastiweber realiza o transporte até a fábrica.  

O projeto está alinhado com a política e compromisso ambiental assumido pela Cooperativa Santa Clara, focado no desenvolvimento e práticas sustentáveis. “Esse é mais um projeto socioambiental que a Santa Clara faz questão de participar, pois tem sinergia com todas as práticas de ESG e sustentabilidade que estamos desenvolvendo. Fomentar a educação ambiental, logística reversa e economia circular são objetivos inseridos em nossa política de sustentabilidade ambiental e norteiam nossas ações, ainda mais quando podemos causar impacto positivo as pessoas” comenta Pedro Henrique Jung, Gerente de Meio Ambiente da Cooperativa.    

O PEV (Ponto de Entrega Voluntária), instalado na frente do Supermercado, começou a operar no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, quarta-feira. Os materiais que podem ser entregues neste ponto são: plásticos flexíveis, PET/PEAD (polietileno de alta densidade), papelão e alumínio.  

Resíduos permitidos em plásticos flexíveis: plástico que embala móveis e eletrodomésticos, fardos de bebida e alimento, embalagens de alimento seco (arroz, feijão, lentilha) e sacolinha de supermercado. Embalagens laminadas de salgadinho e biscoito, potes de margarina e iogurte não são aceitos.   
Resíduos permitidos em PET: garrafas de refrigerante, suco, água, óleo de cozinha; garrafas de produto de limpeza como água sanitária, amaciante e sabão, embalagens de xampu e condicionador. Não é permitido embalagens de alimentos como tortas e salgados, potes de margarina, iogurte e isopor; embalagens de produtos químicos.   
Resíduos permitidos em papelão: papelão na cor marrom (caixas e corrugados), caixas de sapato e bombom, sacolas de papel, os itens não podem estar molhados ou sujo com restos de alimentos.   
Resíduos permitidos em alumínio: Latas de bebidas como suco, refrigerante, cerveja e chá. Latas de conserva e sucata ferrosa não são aceitos.

Sobre a Santa Clara:   
A Santa Clara faz história há 112 anos, o que a torna a mais antiga cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A sua sede está localizada no município de Carlos Barbosa e está presente através de seus quase 5 mil associados, em 135 municípios gaúchos, atuando nos ramos de Laticínios, Frigorífico, Fábrica de Rações, Cozinha Industrial e 31 unidades de varejo, entre supermercados, mercados agropecuários e farmácia, nos municípios onde possui associados. Atualmente possui um catálogo diverso anunciando 47 tipos de queijos em 99 apresentações. No total, são 391 produtos entre Laticínios, Frigorífico, Doces e Sucos.