Santa Clara recebe Top de Marketing com case da Expoclara Cultural

28.11.2013

Notícias

A noite de quarta-feira, 27, foi um momento importante para a Santa Clara. Com o case Os Meninos das Porteiras: O despertar para o cooperativismo, sustentabilidade, cultura e história local por meio da literatura e arte durante a Expoclara 2013, a Cooperativa foi premiada com o Top Sustentabilidade no Top de Marketing da ADVB-RS. Esta é a quinta vez que a Santa Clara recebe o prêmio, primeira vez na categoria Sustentabilidade. 

O prêmio foi recebido pelo diretor da Expoclara 2013, José Dotta, que compareceu ao teatro Bourbon Country acompanhado de parte da equipe que auxiliou no projeto, desde a fase de idealização quanto implementação, como a historiadora Cristina Schneider, sócios da produtora cultural Steffen projetos e Eventos Culturais Daniela Steffen e Vanderlei Reidel, e secretário de Educação de Carlos Barbosa, Paulo Bellaver, além da equipe da Santa Clara e imprensa.

O Top Sustentabilidade aconteceu pela primeira vez nesse formato, premiando três empresas com práticas de sustentabilidade baseadas no tripé desenvolvimento de pessoas, prosperidade social e respeito ao planeta.

O case da Santa Clara foi construído sobre as ações culturais desenvolvidas para a Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Equipamentos Agrícolas (Expoclara), que integraram a realização de um Concurso de Contos, a seleção dos melhores para a publicação de um livro distribuído gratuitamente durante a Expoclara e a elaboração e apresentação de uma peça de teatro exclusiva para o evento, onde foram contadas lendas locais, a história do município de Carlos Barbosa e da própria Santa Clara.

?Todos os anos, as escolas participam da Expoclara, mas neste ano quisemos ir além. Por isso propomos a realização do I Concurso de Contos, que com apoio da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de cerca de 600 alunos que puderam entender mais sobre a proposta do evento. Para nós da Cooperativa Santa Clara é fundamental valorizar o homem do campo, o trabalho do meio rural e a cultura e com o projeto foi possível passar essa ideia para os estudantes, que buscaram referências em suas próprias famílias, resgatando também o histórico dos mais de 100 anos da Cooperativa. O projeto atingiu seus objetivos ao fortalecer a importância do jovem permanecer no campo, da preservação do meio ambiente, da cultura e da literatura, enfocando a sustentabilidade e cooperativismo, de forma que seja possível também desenvolver ações mais sustentáveis a partir dele?, explica o diretor da Expoclara.

Participaram das apresentações teatrais um total de 4.000 pessoas, entre alunos e público que visitou a Expoclara, demonstrando que a mensagem foi além das salas de aula, chegando até pais, familiares e a comunidade.

Veja o case completo clicando aqui.