Teatro ?Histórias das Porteiras? passará por mais sete cidades

02.10.2014

Notícias

Desde o dia 26 de agosto, o projeto ?Histórias das Porteiras? leva o conhecimento sobre a importância da atividade rural, do cooperativismo e histórias que cercam o trabalhador do campo de forma lúdica para alunos gaúchos. Em outubro e novembro a peça será apresentada para alunos de Fagundes Varela, Veranópolis, Carlos Barbosa, Garibaldi, Tapera, Selbach e Estação, em 20 apresentações.

Em Carlos Barbosa, Garibaldi e Veranópolis, as apresentações teatrais fazem parte, inclusive, da programação das feiras do livro dos municípios. Até novembro, quando encerram as apresentações, o projeto terá passado por 12 cidades, com 36 apresentações e cerca de 10 mil alunos do Ensino Fundamental terão assistido ao teatro.

A peça teatral "Histórias das Porteiras", fez um grande sucesso em 2013. Mais de 4 mil pessoas assistiram às apresentações que aconteceram durante a 9ª Expoclara, em Carlos Barbosa, e o projeto recebeu o prêmio Top Sustentabilidade no Top de Marketing, da ADVB/RS, pela sua contribuição para a sociedade em virtude do incentivo à permanência do jovem no campo e à valorização das atividades rurais.

O Projeto "Histórias das Porteiras - Circulação 2014" é financiado pelo Pró-Cultura RS, Secretaria da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com Produção Cultural da Steffen Projetos e Eventos e patrocínio da Cooperativa Santa Clara.

SINOPSE ?HISTÓRIAS DAS PORTEIRAS?

?Histórias das Porteiras? é um espetáculo teatral que resgata histórias reais e imaginárias da vida do homem no campo. No espetáculo, três crianças transformam as tradições, crenças e mitos de quem vive no meio rural em jogos e brincadeiras. A alegria de vivenciar e reinventar estes fatos aborda a relação do homem com a natureza de forma interessante e prazerosa, transformando a montagem em uma experiência viva e divertida, típico de quem ama e respeita a terra.

Além de assistir à peça, os alunos recebem uma revista com atividades pedagógicas, visando proporcionar um aprendizado que sugira relações sustentáveis no âmbito social, cultural e ambiental.


PROGRAMAÇÃO OUTUBRO E NOVEMBRO

CIDADE

DATA

HORÁRIO

LOCAL

Fagundes Varela

07/10

14h e 15h

Salão de Atos da Escola

Caminhos do Aprender

Veranópolis

08/10

10h, 13h30min, 14h40min e 15h30min

Feira do Livro

(Rua São Francisco de Assis)

Carlos Barbosa

13/10

14h e 15h

Feira do Livro (Parque da Estação)

Carlos Barbosa

16/10

14h e 15h

Feira do Livro (Parque da Estação)

Garibaldi

23/10

14h e 15h

Feira do Livro

(Praça Loureiro da Silva)

Tapera

28/10

14h e 15h30min

Salão Paroquial Tenarião

Selbach

29/10

9h e 14h

Auditório da Escola Adão Seger

Estação

05/11

9h45min, 10h45min, 14h e 15h

Casa da Cultura