12º Encontro de Mulheres com Atividade no Leite reuniu 2.000 mulheres em Bento Gonçalves

18.04.2016

Notícias

Cerca de duas mil mulheres estiveram presentes no sábado, dia 16, no 12º Encontro de Mulheres com Atividade no Leite promovido pela Cooperativa Santa Clara. O evento foi realizado no Fundaparque, em Bento Gonçalves, contando com diversas atrações durante todo o dia. Os mais de 100 municípios onde a Santa Clara coleta leite estiveram representados no evento. Foram cerca de 60 ônibus provenientes de todas as regiões de abrangência da Cooperativa.

O evento iniciou com o pronunciamento das autoridades e direção da Cooperativa Santa Clara, que elogiaram a grande presença de mulheres no evento e destacaram a importância delas nas propriedades. Entre as autoridades presentes, o diretor do Departamento de Cooperativismo da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Lino Ivânio Hamann, Coordenador Regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Gevaldino Souza de Oliveira, presidente da Ocergs, Vergílio Perius, Gerente-adjunto da Emater de Caxias do Sul, Eloi Paulo Portolan, presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, representantes do Conselho de Administração e diretores Alexandre Guerra e João Seibel.

 Iniciando as palestras, a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Neila Richards, abordou as Boas Práticas de Produção: onde a qualidade começa. A engenheira de alimentos com mestrado em Ciências Agrárias e doutorado em Tecnologia Bioquímica Farmacêutica tem ampla experiência no desenvolvimento de produtos lácteos funcionais e falou do tema de forma leve e bem-humorada, enfocando a importância da higiene em todo o processo, especialmente na ordenha e armazenamento do leite, trazendo diversos exemplos para as mulheres presentes.

Na sequência, as educadoras físicas Viviane Cichelero, Zuleide Schuck e Bruna Da Fré abordaram a ergonomia nas atividades do dia a dia e a importância de cuidar da coluna. O grande ponto da palestra foi a realização de uma grande aula de ginástica laboral que as mulheres podem repetir em suas casas.

Encerrando o ciclo de palestras da manhã, o consultor professor Baru falou sobre o cotidiano e autoestima e valorização pessoal na palestra Como ser feliz na vida pessoal e profissional. Através de piadas, música e muita energia, Baru contou com a participação das mulheres em brincadeiras e interação.

Após o almoço, foi a vez da apresentação do Guri de Uruguaiana, que também contou com a grande participação do público presente e divertiu as associadas com as diversas interpretações do Canto Alegretense, marca registrada do show, piadas e brincadeiras.

O evento encerrou às 16 horas com a entrega de bolsas plásticas personalizadas com brindes (boné, creme para mãos e lanche) para as associadas presentes.