Encontro reúne 89 técnicos da Santa Clara e Emater em Cotiporã

10.10.2013

Notícias

A Cooperativa Santa Clara realizou na quarta-feira, 9 de outubro, o 8º Encontro Técnico Santa Clara e Emater, reunindo 89 técnicos da Cooperativa e da Emater em Cotiporã. Pela manhã, o evento aconteceu no Auditório Municipal. A abertura foi realizada por Márcio Fiori, do Departamento de Política Leiteira da Santa Clara de Veranopólis. Compuseram a mesa o presidente da Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, o presidente da Emater, Lino de David, o prefeito de Cotiporã, José Carlos Breda, gerente do DPL da Santa Clara, João Seibel, e gerente regional da Emater Caxias do Sul, Neuri Frozza.

O presidente Rogerio abriu os pronunciamentos citando que este era "um pequeno encontro de grandes pessoas", agradecendo a presença de todos. O presidente da Emater destacou o cooperativismo e as parcerias. "O cooperativismo é a base deste estado. Quando nos articulamos, quem se beneficia é o produtor". Em sua fala, o prefeito destacou o fato deste ser o primeiro Encontro realizado fora da sede da Santa Clara, em Carlos Barbosa, e também o papel dos produtores. "O pequeno agricultor e o pequeno empreendedor são a base de nosso município".

Na sequência iniciaram as palestras com a apresentação de João Lapolli, da Sicredi, sobre Agronegócio Mundial e Brasil, enfocando especialmente o setor leiteiro e de grãos. O fiscal do Ministério da Agricultura, Alexandre Leal, falou sobre os casos de fraude no leite, com foco na operação Leite Compensado e nas condições que garantem a qualidade do leite.

Na parte da tarde, os técnicos estiveram em três propriedades, conhecendo o trabalho dos técnicos da Santa Clara e da Emater nelas desenvolvido.

Nas propriedades de Mauro Dal Mas e Lírio Luiz Dal Mas, os técnicos tiveram acesso a dados sobre a pastagem de alfafa com irrigação e o controle biológico da lagarta do milho. Sobre as vantagens do uso da pastagem de alfafa, o produtor Lírio destacou a evolução da propriedade no aumento da litragem de leite e que apesar de no começo ter necessitado de adaptação, a pastagem foi um grande negócio para sua propriedade. ?A terra tem que ser corrigida, mas tu tens a pastagem praticamente o ano todo e ajuda bastante?, colocou. As propriedades já foram case nacional em virtude da pastagem, com a experiência de Cotiporã sendo publicada na revista Inforleite e também veiculada no Canal Rural.

Outra propriedade visitada no município foi de Rubens Zanella, onde o foco foram a pastagem de alfafa com fornecimento no cocho, sala de ordenha, aquecer Boiler e gerador de energia e o confinamento com camas de borracha. As camas de borracha são uma opção para evitar mamites e outros problemas de saúde animal no confinamento, além de facilitar a limpeza. Já o aquecedor Boiler é uma alternativa para tornar mais eficiente a limpeza das salas de ordenha.