Expoclara é certificada pelo programa CarbonOff

22.06.2015

Notícias

A 10ª Expoclara recebeu nesta sexta-feira, dia 19, o relatório referente às emissões de gases de efeito estufa (GEE) gerados durante o evento, que aconteceu de 23 a 26 de abril, em Garibaldi (RS). O relatório compreende o cálculo do total de toneladas de de CO2e geradas durante o evento e sua organização e a conversão deste total em árvores que deverão ser plantadas para efetuar a compensação. A Expoclara foi a primeira feira do Estado a adotar a compensação da emissão de GEE no Estado pelo programa CarbonOff.

O relatório foi entregue pelo diretor técnico da Innato Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica, empresa de Canela (RS) especializada em serviços na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial, Max Schneider Martins e da diretora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Innato, Carmem Rockenback, ao diretor da 10ª Expoclara, Carlos Alberto Gomes de Araujo, presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Bruno Sauthier, diretor Administrativo e Financeiro, Alexandre Guerra, vice-presidente da Cooperativa, Gelsi Thums, e gerente do Departamento de Meio Ambiente, Pedro Henrique Jung.

O programa Evento CarbonOff consiste na compensação voluntária através de uma quantificação das emissões diretas e indiretas dos gases de efeito estufa (GEE) prevista para a feira e um acompanhamento durante o evento. É realizado um Plano de Gestão de GEE e posteriormente um relatório completo com o total de emissões referentes a aquisição de energia elétrica, deslocamento, consumo de água e geração de efluentes, montagem de estandes, etc. Após, é feito o cálculo do gás carbônico emitido em toneladas e convertido em árvores que devem ser plantadas para compensar essa emissão.

De acordo com os cálculos da Innato, foram emitidas 30 toneladas diretas e indiretas de CO2e durante o evento, que correspondem ao plantio de 155 mudas de espécies arbóreas. As mudas deverão ser plantadas em áreas da Cooperativa nos próximos meses, de acordo com um cronograma de plantio a ser elaborado pelo Departamento de Meio Ambiente da Cooperativa. Um dos objetivos é que o plantio recupere áreas de proteção permanente (APPs) degradadas, de forma que o plantio resulte em conservação do solo e biodiversidade, manutenção e regularização de regimes hídricos, melhora da qualidade do ar e das condições de vida das comunidades envolvidas.

Segundo o diretor técnico da Innato, Max Schneider Martins, a Santa Clara inovou não somente na certificação da primeira feira do Estado com neutralização de carbono, como na escolha de uma área própria da Cooperativa para plantio das mudas. "Disponibilizamos uma área para plantio, mas quando a Santa Clara se propôs a realizar o plantio em uma área própria, fomos parceiros da ideia", explica.

?Com a inovação da certificação ambiental do evento 10ª Expoclara criamos um diferencial na organização da Exposição deste ano e que deixará um legado para as próximas edições. Este pequeno gesto de compromisso da Cooperativa no plantio de árvores contribuirá para um ambiente melhor?, comenta o diretor da 10ª Expoclara, Carlos Alberto Araujo.