Freteiros da Santa Clara são certificados pelo PAS Leite

30.12.2014

Notícias

Os freteiros de Carlos Barbosa que participaram dos treinamentos do Programa Alimentos Seguros (PAS Leite) receberam na terça-feira, 30, seus certificados em evento realizado na Ascla, em Carlos Barbosa. Os treinamentos ocorreram entre os meses de setembro e dezembro, abrangendo mais de 100 transportadores da Cooperativa em todas as regiões de atuação. Com a realização de cursos em Carlos Barbosa, Paraí, Espumoso e Getúlio Vargas, 100% dos freteiros que transportam leite cru para a Santa Clara receberam treinamento com os consultores do Senai, que é parceiro do programa encampado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, juntamente com o Sebrae e outras entidades.

O objetivo do treinamento foi qualificar todos os freteiros para o transporte do leite com segurança e garantindo a qualidade de origem, entendendo o papel do transportador para a qualidade da matéria-prima. Nos cursos, os freteiros receberam uma apostila que tratou desde a qualidade microbiológica e composição do leite, passando por manutenção preventiva dos veículos, como o transporte pode afetar a qualidade do leite, acessórios para a coleta do leite e de amostras, preparação para a coleta e transporte do leite à indústria.

O PAS Leite busca aumentar a segurança e melhorar a qualidade do leite produzido no país, enfocando em todos os elos da cadeia, desde o produtor, passando pelo transportador até a indústria. 

A Santa Clara foi escolhida para receber o projeto piloto no Rio Grande do Sul por ser uma cooperativa que possui trabalhos focados na qualidade, contar com assistência técnica a campo aos produtores, já trabalhar com Boas Práticas de Fabricação (BPF) e estar implantando o programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), tanto na indústria quanto nos postos de resfriamento, além de trabalhar com um produto diferenciado, que é o Leite tipo B.

Junto aos 14 produtores participantes, o PAS Leite divide-se em cinco módulos de capacitação, com aulas teóricas e consultoria do Senai. Os módulos têm foco em introdução às boas práticas, segurança da água, saúde, higiene e manejo, transporte e coleta de leite e amostras e controle de pragas. Entre cada módulo ocorre um intervalo para que os conhecimentos sejam implementados pelos produtores em suas propriedades e ao final é realizada uma auditoria pelo Sebrae para validação da aplicação do programa. A última aula teórica será realizada no dia 12 de janeiro, no Memorial Santa Clara, em Carlos Barbosa. A previsão é que a certificação das propriedades dentro do programa ocorra em abril.