Homenagem da Santa Clara emociona convidados

12.11.2012

Notícias

A comemoração dedicada aos funcionários que completaram 25 anos ou mais de trabalho pela Cooperativa Santa Clara emocionou e surpreendeu na noite de sexta-feira, dia 9 de novembro. O jantar, realizado na ASCLA, em Carlos Barbosa, reuniu em torno de 250 pessoas, entre homenageados, familiares, gerentes e direção da Cooperativa, que juntos comemoraram com entusiasmo e alegria os anos dedicados à Santa Clara. A homenagem aconteceu dentro das comemorações de centenário da Cooperativa e contou com homenageados de Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Paraí, São Pedro da Serra e Veranópolis.

Antes de iniciar a solenidade, foi exibido um vídeo com fotografias individuais de cada homenageado, da época em que iniciaram seu trabalho na Cooperativa e atualmente. Após, os homenageados foram chamados, por tempo de serviço, dos 25 anos trabalhados até os 53 anos de casa, caso de Darci Guerra, que falou em nome de todos os homenageados.

?Não se mede a qualidade de um homem por quantas vezes ele cai, mas sim pela elegância com que ele se levanta?, falou, arrancando aplausos, e completou: ?A Santa Clara tem que agradecer a Deus por ter funcionários que se dedicaram 25 anos e nós temos que agradecer à Santa Clara por nos dar emprego?, colocou destacando a experiência de cada um dos homenageados.

Cada homenageado recebeu uma lembrança em reconhecimento aos anos de dedicação. Para os funcionários homens com 25 a 29 anos de casa, foi entregue um relógio em prata, e em ouro para os que completaram 30 anos ou mais na Cooperativa. As funcionárias mulheres receberam um pingente com a imagem de Santa Clara, elaborado pela designer Marina Frank, também em prata e ouro, de acordo com o tempo de casa.

As lembranças foram entregues pelo vice-presidente da Cooperativa Gelsi Thums, secretário Itamar Tang e pela gerente de Recursos Humanos Luciane Mecca. Nos discursos, Luciane, Thums e o presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, destacaram a importância da dedicação de cada um dos funcionários para a Santa Clara.

O diretor Administrativo Financeiro, Alexandre Guerra, que completou 32 anos de Santa Clara e recebeu a homenagem das mãos do presidente, falou emocionado, destacando que a Santa Clara é uma família. Alexandre comparou o evento a uma formatura, onde todos estão orgulhosos de suas conquistas e podem compartilhá-las com os entes queridos.

O ex-diretor Comercial e Industrial Marcos Zanatta, que deixou a Cooperativa em maio, fez questão de se pronunciar, agradecendo a homenagem e enaltecendo a direção e funcionários presentes.

Além do jantar, na saída cada funcionário homenageado recebeu um porta retrato com uma fotografia ao lado de seus familiares com uma dedicatória da Santa Clara, registrada na chegada ao evento.


Valorização

Os funcionários homenageados destacaram em seus depoimentos a alegria que sentiam. Alcides Dupont, que trabalhou por 28 anos na Cooperativa, até abril desse ano, comenta que sempre atuou no Frigorífico de Carlos Barbosa e viu o mesmo crescer durante esse período. ?Sempre tratei as pessoas bem e em troca sempre fui respeitado por todos. Me senti valorizado e fiquei contente porque eu dei valor para a Santa Clara e eles deram valor para mim?, afirma.

Cecília Cecagno Bettin, funcionária do Supermercado de Paraí, trabalha há 27 anos na Cooperativa e ficou feliz de reencontrar vários amigos na homenagem. ?É gratificante encontrar aqui vários amigos, que começaram junto há muitos anos. E poder dividir isso com a família, que é a base de tudo?, disse referindo-se aos dois filhos e o neto que a acompanharam no jantar, e completa: ?A Santa Clara é uma segunda família?.

Do Posto de Resfriamento de Veranópolis, Antonio Pirocca, completou 27 anos de trabalho pela Santa Clara. ?A homenagem é uma valorização. A Santa Clara é uma empresa sólida, que tem dignidade e que evolui e pretendo continuar trabalhando nela. Da época em que comecei para agora está nota 10?, elogia.

Como foi relembrado em vários momentos da cerimônia, a Santa Clara é uma família, em alguns casos, isso se traduz em laços reais. Um caso deve receber um destaque especial: Andréia Guerra Rodrigues, que atua no Departamento de Política Leiteira, foi uma das homenageadas por seus 28 anos de dedicação. ?É uma vida de Santa Clara e um orgulho para gente ouvir tudo que falaram, porque vestimos a camisa mesmo. Sempre trabalhei na Santa Clara, uma empresa que é bem sólida e sempre caminha para frente?, diz.

Andréia é filha de Darci Guerra, 71 anos, que completou 53 anos de trabalho na Santa Clara. ?Achei que a gente nem merecia tanto?, afirmou modesto, contando do orgulho que sentiu em ser homenageado e ver, entre os demais colegas que completaram 25 anos de casa, alguns dos quais ele mesmo selecionou para a Cooperativa, quando trabalhou na gerência do Supermercado de Carlos Barbosa. 

Filha de Andréia e neta de Darci, Franciele Guerra Gelmini atua no Departamento Financeiro da Cooperativa, onde trabalha há três anos. ?Eles são uma inspiração para mim. A gente vê que a Santa Clara é uma empresa sólida e eu pretendo continuar nela?, projeta.


Projeto Jubilados

A partir do próximo ano, o projeto Jubilados homenageia todos os funcionários que contemplarem 5, 10, 15, 20, 25 anos e assim sucessivamente, com ações diretas na data efetiva de aniversário de tempo de casa, realizadas na própria unidade. 

A cada cinco anos, juntamente com comemorações de aniversário da Santa Clara, será realizada uma homenagem a todos que completaram durante o período 25 anos ou mais de trabalho na Cooperativa, nos moldes da que aconteceu na sexta-feira.