Projeto piloto do PAS Leite no Estado será implantado na Santa Clara

11.08.2014

Notícias

Aconteceu na noite de sexta-feira, 8 de agosto, durante o 41º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária (CONBRAVET), em Gramado, o lançamento do Programa Alimento Seguro (PAS Leite) no Rio Grande do Sul. Encabeçado pelo SEBRAE, o SENAI e o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o projeto piloto do programa no Estado será implantado na Cooperativa Santa Clara, em Carlos Barbosa, abrangendo 15 produtores de leite.

O PAS Leite busca aumentar a segurança e melhorar a qualidade do leite produzido no país, enfocando em todos os elos da cadeia, desde o produtor, passando pelo transportador até a indústria.

A Santa Clara foi a escolhida para receber o projeto piloto por ser uma cooperativa quem possui trabalhos focados na qualidade, contar com assistência técnica a campo aos produtores, já trabalhar com Boas Práticas de Fabricação (BPF) e estar implantando o programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), tanto na indústria quanto nos postos de resfriamento, além de trabalhar com um produto diferenciado, que é o Leite tipo B.

Segundo o gerente do Departamento de Política Leiteira, João Seibel, o programa acrescenta às ações já realizadas pela Cooperativa, a exemplo do treinamento constante de produtores e transportadores de leite e também toda a assistência técnica dispensada no campo. ?Quando recebemos o convite do Ministério da Agricultura, imediatamente aceitamos participar do projeto. Receber o reconhecimento do MAPA e de tantas entidades importantes como Embrapa, Sebrae e Senai, e ter aqui implantado o projeto piloto no RS, é gratificante e valoriza o trabalho de todos os associados, freteiros e funcionários, além de assegurar ao consumidor um produto de alta qualidade?, explica.

Em um primeiro momento serão realizados treinamentos com os freteiros que realizam o transporte do leite, que terão aulas teóricas e práticas para capacitar o recolhimento de leite. Os cursos têm apoio da Santa Clara e acontecerão de 8 a 12 de setembro, em Carlos Barbosa, e de 20 a 24 de setembro, em Paraí, e devem abranger todos os transportadores de laticínios da região.

Junto ao produtor, o PAS Leite divide-se em cinco módulos de capacitação, com aulas teóricas e consultoria. Os módulos têm foco em introdução às boas práticas, segurança da água, saúde, higiene e manejo, transporte e coleta de leite e amostras e controle de pragas. Entre cada módulo ocorre um intervalo para que os conhecimentos sejam implementados pelos produtores em suas propriedades e ao final é realizada uma auditoria pelo SEBRAE para validação da aplicação do programa.