Qualidade de Vida

23.09.2019

Espaço saúde

Segundo o dicionário Michaelis, “saúde é o bom estado do organismo, cujas funções fisiológicas se vão fazendo regularmente e sem estorvos de qualquer espécie”.

Nossos hábitos se refletem diretamente na nossa qualidade de vida. Cultivar a saúde significa cultivar bons hábitos, tanto alimentares, quanto de comportamento.

A prática regular de exercícios ajuda a manter o pleno funcionamento do nosso organismo. As funções fisiológicas estão diretamente ligadas às atividades físicas e às emoções. Por isso, devemos estar atentos a ambas.

Durante os exercícios, a respiração melhora, fica mais eficiente, o sangue circula melhor, o coração trabalha melhor e a disposição aumenta. Tudo isso é associado a uma sensação de felicidade provocada pela secreção de hormônios como a endorfina.

Então, se associarmos a atividade física a uma dieta rica em frutas, verduras, grãos, alimentos naturais, como fibras, leite e queijos magras, podemos ter certeza de que nos tornamos mais saudáveis.

A ingestão de alimentos funcionais produz efeitos benéficos à saúde, ajuda na prevenção de doenças como o diabetes, hipertensão, constipação intestinal e problemas cardiovasculares.

Portanto, converse com seu médico e comece a aprender mais sobre estes alimentos. Desta forma, você poderá melhorar a sua qualidade de vida. Comece já a se cuidar!


Marta Rover Duarte
Fisioterapeuta - Crefito 19364