Santa Clara é pauta de televisão italiana

18.03.2009

Notícias

De origem italiana, a Cooperativa Santa Clara recebe nesta sexta-feira (20/03) a visita da Radiotelevisiona (RAI), maior emissora de televisão da nação européia. A equipe vinda do velho continente fará uma reportagem especial sobre as origens da Cooperativa Santa Clara e mostrará como a Letteria Santa Chiara foi fundada por um grupo de 17 pequenos produtores de descendência italiana na segunda década do século XX.

A história da Santa Clara teve início em 15 de maio de 1911, quando 17 pequenos agricultores da região de Santa Clara, na época parte do 4º distrito de Montenegro e hoje pertencente a Carlos Barbosa, decidiram instalar uma micro-empresa com o intuito limitado a fabricar e vender queijo e manteiga, com o nome de ?Letteria Santa Chiara? e com o objetivo de obter um rendimento com o aproveitamento de sua produção de leite. Em 10 de abril de 1912, a Latteria Santa Chiara transforma-se em Cooperativa, o que ocorre devido à influência de campanha cooperativista que na época fazia na Região de Colonização italiana, o técnico italiano Giuseppe De Stéfano Patenó. A união dos produtores só passaria a se chamar Cooperativa Santa Clara Ltda, 65 anos mais tarde, em decisão homologada por uma Assembléia Geral.

O número inicial de 17 membros multiplicou-se em mais 220 vezes nestes 97 anos de história. Hoje, a Santa Clara reúne 3.906 associados. O presidente da Cooperativa, Rogerio Bruno Sauthier, enfatiza a importância da união dos produtores. ?Nosso objetivo é crescermos juntos, sempre dentro dos princípios do cooperativismo?, explica Sauthier.