Santa Clara espera 30 mil visitantes na 10ª Expoclara

20.04.2015

Notícias

Realizada pela primeira vez no Parque da Fenachamp, em Garibaldi, a Expoclara 2015 deve receber em torno de 30 mil visitantes em quatro dias de evento. A feira acontece entre 23 e 26 de abril, com 200 animais em exposição das raças Jersey e Holandês, provenientes de 40 produtores associados, além de 80 expositores de máquinas e implementos agrícolas, abertos à visitação. Todas as atrações são gratuitas.

O gado em exposição será julgado pelo jurado alemão Guido Simon, trazido através de parceria com a Zoogen Inseminações. Além da exposição e julgamento de gado, será realizado o 6º Leilão Santa Clara de raças leiteiras, com participação de aproximadamente 18 animais entre terneiras, novilhas e vacas da exposição.

A Expoclara é a maior exposição de animais da raça holandesa do estado e tem por objetivo dar a oportunidade aos seus associados de seus animais serem avaliados e comparados aos de outros produtores, podendo ainda trocar experiências e valorizar seus rebanhos. O evento é uma vitrine para o trabalho de melhoramento genético desenvolvido pela Santa Clara em parceria com seus produtores associados.


EXPOCLARA É PRIMEIRA FEIRA DO RS A OBTER CERTIFICAÇÃO CARBONOFF

A 10ª Expoclara conta com uma novidade visando a sustentabilidade do evento, através do ingresso no programa CarbonOff. Através da certificação, o evento passa a ser o primeiro do gênero no Rio Grande do Sul a adotar a compensação da emissão de gás carbono gerado pelo programa.

O programa Evento CarbonOff consiste na compensação voluntária da quantidade de gás carbônico que será emitido durante o evento. Através de uma quantificação das emissões diretas e indiretas dos gases de efeito estufa (GEE) prevista para a feira e um acompanhamento durante o evento, é realizado um Plano de Gestão de GEE, realizando a compensação das emissões por meio da restauração de ambientes florestais ciliares.

As árvores deverão ser plantadas em áreas da Cooperativa Santa Clara ou associados, de acordo com orientações do programa. Um dos objetivos é que o plantio recupere áreas de proteção permanente (APPs) degradadas, de forma que o plantio resulte em conservação do solo e biodiversidade, manutenção e regularização de regimes hídricos, melhora da qualidade do ar e das condições de vida das comunidades envolvidas.

A certificação será realizada pela Innato Sistemas de Gestão, Assessoria e Consultoria Técnica, empresa de Canela (RS) especializada em serviços na área de Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial.


TEATRO INCENTIVA SUSTENTABILIDADE NA EXPOCLARA CULTURAL

Dentro do tema Sustentabilidade, que norteia a Expoclara Cultural deste ano, serão desenvolvidas diversas ações na feira. O teatro A Menina e a Cidade, voltado aos estudantes e aberto a toda a comunidade, trará a história de uma menina que decide fugir de uma grande cidade em busca de um lugar melhor para viver. Nesse percurso, ela se aventura por caminhos misteriosos e chega a uma região mágica, onde ela conhece a diversidade e qualidade de vida. De volta a seu antigo lar, a menina quer transformá-lo em um ambiente agradável, abundante e sustentável.

O teatro será apresentado para 3.000 alunos de 26 escolas de Carlos Barbosa e Garibaldi, envolvendo ainda 150 professores dos dois municípios.

Ainda durante a feira serão realizadas intervenções sustentáveis e ações voltadas para o meio ambiente. Também fazem parte das atrações culturais cortejo pelo parque com o Grupo Vanti In Drio e a Tarde Cultural, reunindo diversas atrações como teatro, CTGs e grupos de dança.

O Projeto Expoclara Cultural é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Pró-Cultura RS, com Produção Cultural da Steffen Projetos e Eventos e patrocinado pela Cooperativa Santa Clara e parceiros.

Serviço:
10ª EXPOCLARA
23 a 26 de abril de 2015
Parque da Fenachamp, Garibaldi
Exposição e julgamento de animais, exposição de máquinas e implementos agrícolas, atrações artísticas e culturais
Entrada gratuita
Estacionamento: R$ 8,00 nos sábados e domingos (em benefício da Associação de Funcionários da Santa Clara - ASCLA)