Santa Clara relembra 96 anos de história em novo site

02.01.2009

Notícias

?Não há futuro para quem não sabe de onde veio?. É com essa premissa que a Cooperativa Santa Clara coloca no ar o site do Memorial Santa Clara. Além da página na internet, a Santa Clara está montando uma estrutura na antiga fábrica de laticínios que abrigará o Memorial. A iniciativa consiste em um espaço com levantamento histórico, catalogação de objetos, campanhas de marketing, imagens e os acontecimentos mais marcantes da Cooperativa.

Quem acessar o site poderá conferir cópias digitais de boa parte dos itens em exposição na estrutura física. O internauta pode obter informações sobre os 96 anos de história da Santa Clara, conferir fotos antigas, saber mais sobre o projeto do memorial e ler curiosidades como a de um quadro antigo que era guardado por uma antiga associada. A descoberta da obra tem grande valor por ser uma aquarela sobre papelão de Francis Pelichek, grande artista internacional nas décadas de 20 e 30. Trata-se de um certificado recebida pela Cooperativa União Colonial durante a Exposição Pastoril e Industrial promovida pela Federação das Associações Rurais do Rio Grande do Sul em 1931 e que conta com a assinatura do líder político da época, José Antônio Flores da Cunha.

O principal objetivo do Memorial é manter viva a história de um século no setor dos alimentos, proporcionando ao visitante um espaço dinâmico e interativo com recursos de áudio, vídeo e objetos que resgatam a trajetória cooperativista no Estado e no País.

Sobre a Cooperativa Santa Clara:
A Santa Clara é a mais antiga Cooperativa de laticínios em atividade no Brasil. A estrutura é formada por indústrias de laticínios, frigorífico, fábrica de rações, oito supermercados, sete mercados agropecuários e a cozinha industrial, além de lojas de calçados e farmácia. Atualmente produz 182 itens entre lácteos e embutidos.