Tipos de fibras alimentares e seus benefícios

23.09.2019

Espaço saúde

A pectina retira metais e toxinas indesejáveis ao organismo, forma gel com o colesterol alimentar (ajuda a baixar os níveis de colesterol sanguíneo) e diminui o apetite (ajuda na saciedade). É encontrada na maçã, cenoura, beterraba, banana, repolho, frutas cítricas, ervilhas secas e quiabo.

A celulose é não-digerível e aborvedora de água. É benéfica para hemorróidas, prisão-de-ventre e colite. É encontrada na maçã, pêra, cenoura, brócolis, ervilhas, grãos integrais, castanha-do-pará, vagem e beterraba.

A hemucelulose também é não-digerível e absorvedora de água. É citada na diminuição dos riscos de câncer de cólon e é benéfica para quem quer perder peso. E encontrada maçã, beterraba, cereais de grãos integrais, repolho, banana, leguminosas, milho, pimentão, pêra e verduras.

A lignina é uma fibra alimentar que age na diminuição das taxas de colesterol e ajuda no controle do diabetes. Possui ações antibacteriana e anticarcinogênica. É encontrada na cenoura, vagem, ervilha, grãos integrais, castanha-do-pará, pêssego, tomate, morango e batata.

O farelo é a parte grosseira da semente do grão do cereal, separada da farinha por peneiração ou coagem. Ajuda na diminuição do colesterol, e são usados principalmente os farelos de aveia, trigo, arroz e milho.


Dr. Carlos Alberto Werutsky. MD, PhD
www.abran.org.br/drwerutsky