Vinho colonial é divulgado na Expoclara 2

23.09.2019

Expoclara

Por Rejane Paludo - Emater/Ascar

O vinho colonial e a cultura italiana são uma das atrações da10ª Exposição de Gado Leiteiro, Máquinas e Produtos (Expoclara), que acontece até domingo (26), no Parque de Eventos da Fenachamp, em Garibaldi. Durante os quatro dias de feira, 14 produtores de vinho colonial de Bento Gonçalves estarão divulgando o produto, com a degustação e venda para o público.

A venda direta ao consumidor em feiras ou na propriedade rural é um dos objetivos do Projeto do Vinho Colonial, através da Lei do Vinho Colonial, que prevê a comercialização de até 20 mil litros por ano, sendo 70% da matéria-prima produzida na propriedade. Conforme o enólogo da Emater/RS-Ascar, Thompsson Didone, uma Instrução Normativa no Ministério da Agricultura já foi aprovada, e está aguardando publicação, para que os produtores gaúchos de vinho colonial possam registrar sua empresa com DAP (Declaração de Aptidão do Pronaf) e vendê-lo com nota do talão do produtor, com menor carga de impostos.

Didone explica que as ações de qualificação do produto, como a realização de Dias de Campo, e de valorização e divulgação, como o Festival Nacional do Vinho Colonial de Bento Gonçalves, prosseguem neste ano. A partir de agosto, as entidades envolvidas no projeto começam a fazer a avaliação do vinho colonial em todos os grupos e a seleção dos produtos que irão participar do Festival neste ano. “Esse trabalho também vai proporcionar a agregação de valor ao vinho colonial, gerando renda para as famílias e contribuindo para a sua fixação na colônia”, conclui o enólogo.