O destaque das fibras na pirâmide alimentar

23.09.2019

Espaço saúde

As fibras possuem função importante na regulação do processo digestivo, atuando no sequestro e na excreção de ácidos biliares, substrato da fermentação de bactérias benéficas ao organismo, aumento do peristaltismo intestinal, e formação do bolo fecal, aumentando o volume e o peso das fezes, acelerando o estímulo evacuatório.

Com a ingestão de fibras alimentares, a flora intestinal se torna predominantemente de bifidobactérias e lactobacilos, diminuindo a flora patogênica.

A pirâmide alimentar é um guia prático para orientar o consumo de alimentos em variedade, proporcionalidade e moderação. Destacamos nessa pirâmide a maior fonte de fibras alimentares, os grupos das frutas, legumes e verduras.

Conheça mais sobre os diferentes tipos de fibra alimentar neste artigo.

A recomendação de fibras alimentares

Uma alimentação saudável se baseia na trilogia FRUTAS-LEGUMES-VERDURAS. O consumo mínimo recomendado de frutas-legumes-verduras é de 400 gramas/dia, para atingir 20-30 gramas de fibras/dia,  de  9% a 12% de energia diária consumida, considerando uma dieta de 2.000 kcal. Isso equivale a pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições, e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.


Frutas
1 porção (medidas usuais de consumo)
Banana
1 unidade
Goiaba
1 unidade
Kiwi
2 unidades
Maçã
1 unidade
Mamão-papaia
1 unidade
Mamão-formosa
1 fatia
Morango
10 unidades
Bergamota (nectarina)
2 unidades
Uva comum
22 uvas


Verduras e Legumes
1 porção  (medidas usuais de consumo)
Abóbora cozida
2 colheres de sopa
Agrião
22 ramos
Alface
15 folhas
Brócolis cozido
5 colheres de sopa
Cenoura crua (picada)
1 colher de servir
Espinafre cozido
3 colheres de sopa
Repolho branco cru (picado)
6 colheres de sopa
Rúcula
15 ramos
Tomate comum
4 rodelas