Ingredientes
100g de fubá de canjica
500 ml de água
1 lingüiça calabresa
½ tomate picado bem pequeno
½ cebola picada bem pequeno
Rendimento
A quantidade desta receita serve como entrada bem farta para até quatro pessoas.
Modo de preparo
1. A polenta:
Coloque a água para ferver em uma panela. Dissolva o fubá de canjica em um xícara ou copo, com aproximadamente 200ml de água fria, até ficar bem misturado, sem pelotas. Quando a água da panela estiver fervendo, vá colocando o fubá dissolvido na xícara, mexendo sempre, para não empelotar. Tempere com sal e pimenta do reino moída na hora. Vá mexendo sempre até que cozinhe. Se ficar muito dura, você pode acrescentar água; se ficar muito mole, dissolva mais um pouco de fubá em água fria e misture na polenta, sempre aos poucos e mexendo. O ponto correto de cozimento é quando você ao mexer a polenta começa a vê-la se soltar do fundo da panela. O ponto correto da polenta para esta receita é de uma consistência do tipo purê, nem muito líquida, nem dura demais.
2. A calabresa para o molho:
Tire o revestimento de plástico da linguiça calabresa, parta-a ao meio no sentido longitudinal e depois em tiras finas, também longitudinais. Junte-as e pique em pedaços bem pequenos.
Pegue o tomate, descarte as sementes e também o pique em pedaços bem pequenos.
Pegue a cebola e faça o mesmo procedimento.
Em uma panela coloque um fio de azeite e refogue a cebola até dourar. Junte a calabresa e em seguida o tomate. Junte um pouco de água, tampe a panela e deixe cozinhar um pouco, até que o tomate fique bem cozido e a água seja reduzida.
3. A montagem:
Em um pirex que caiba todo o conteúdo, ou em pequenos refratários – ramequins, que sirvam porções individuais, distribua um pouco do conteúdo da polenta no fundo, sobre esta camada distribua uma camada do molho de calabresa, em seguida outra camada de polenta.
Sobre a superfície polvilhe queijo do tipo parmesão ralado e logo antes de servir leve ao forno para esquentar e gratinar, ou esquente no forno e gratine à mesa com um maçarico.