Queijos Frescais

26.09.2019

Receitas

Ingredientes

Ricota Fresca

Classificação: Fresco

Pelo baixo teor de gordura, rico em albumina, sendo de alta digestibilidade, este queijo originário da Itália é leve e dietético.

Harmonização: cerveja tipo Witbier, Weizen e Pilsens leves.


Queijo Minas Frescal

Classificação: Fresco

Queijo brasileiro, do tradicional estado produtor de queijos, Minas Gerais. O Minas Frescal tem massa mole e sabor suave. Redução de 33% de calorias e 50% de gordura na composição.

Harmonização: cervejas de trigo leves, como o estilo Kölsch; cervejas German Pilsen e Helles

Rendimento

Modo de preparo

1. Quanto mais forte for o queijo, mais potente deve ser a cerveja.

2. Comece sempre com cervejas mais leves e queijos mais suaves, crescendo gradativamente em sabor. O grau de maturação segue o teor alcoólico.

3. Não exagere. Seis cervejas podem ser degustadas com até 12 tipos de queijos de cada vez. De 150 ml a 200 ml de cada tipo de cerveja e 50g de cada queijo por pessoa são suficientes.

4. Deguste a cerveja, para entender a proposta, depois mastigue bem o queijo e coloque uma pequena quantidade, siga mastigando para fazer o “creme”. Procure as nuanças de sabor que podem ser criadas.

5. Sirva água à vontade e pão durante a degustação. Servem tanto para limpar o paladar como para amenizar os efeitos do álcool.

6.A temperatura de serviço das cervejas varia bastante. Dê uma olhada no “Guia rápido de estilos”. Observe também o copo adequando. Se não tiver, use traças de vinho branco.

7. Tire os queijos da geladeira pelo menos 1 hora antes da degustação.

Cervejas mais leves de sabor, amargor e álcool combinam bem com os queijos mais suaves. Um toque de especiarias na ricota pode somar-se aos aromas frutados das cervejas de trigo.

Tags

  • Queijos e cervejas